Kirito: (キリト)
Nome Real : Kirigaya Kazuto
Dublado por Yoshitsugu Matsuoka
Kirito é o protagonista do anime Sword Art Online, ele foi um dos 1000 escolhidos para jogar o beta test do jogo Sword Art Online.
Apesar de Kirito ser um jogador solo ele fez alguns amigos durante sua jornada como Klein, Egil, Sílica e Lisbeth. Alguns não sobreviveram como Sachi, e dentro do jogo ele também construiu uma familia sendo Asuna sua esposa e Yui sua filha de consideração.
Kirito
Kirito é o único que possui a habilidade Dual Blade(usar 2 Espadas simultaneamente) e ele também é o único jogador solo que se mantem na linha de frente. Nos andares mais altos Kirito forma uma dupla com Asuna e se casam e tiram ferias para passar um tempo juntos se divertindo, eles encontram uma garota numa floresta que não é uma jogadora nem uma criatura ela era um programa de inteligencia artificial chama Yui, mas a Yui havia perdido sua memoria então Asuna e Kirito a ajudam e ela se torna filha deles.
Kirito
No segundo arco(AlfHein Online) a maioria dos jogadores de SAO conseguem sair do jogo e acordaram mas Asuna não acorda.
Egil informa ao Kirito sobre uma foto do jogo Alfhein Online de uma garota muito parecida com Asuna, então Kirito entra no Alfhein Online e tenta resgatar Asuna que está aprisionada no jogo.
Dentro de Alfhein Online Kirito consegue reviver sua ‘filha’, Yui, ela retorna como uma fada de navegação particular e ele também conhece Lyfa que o ajuda a chegar na Arvore do Mundo que é o local onde Asuna está aprisionada.